13/03/17

species had not been independently created: avé maria puríssima

O homem mau tinha fama disso, de ser mau. Não era mau como alguma coisa que se pega, chegando de mansinho e espalhando o seu odor por debaixo da porta, antes de se instalar com carnes e ossos. Era mau como um bloco de peçonha que se abate pesado sobre o tecto de uma casa e a atravessa, rebentando o chão e penetrando até às fundações. Nunca soube se ele era assim, nem o vi fazer nada, nem conheci sequer quem o tivesse visto fazer o que quer que fosse de mau. Ainda assim, afastava-me dele por superstição ou porque a minha avó me teria dito que não poderíamos, de forma alguma, cruzar-nos com ele na rua e seguir ao resto da nossa vida, como se nada fosse. É homem para dar cabo da vida dos outros e ir para casa beber um copo de água em paz, dizia. Entre as superstições e a convicções da minha avó acerca do mal e dos diabos, tudo coisas tratadas a poder de três repetições de 'Avé Maria Puríssima', não haveria terra suficiente para que nascesse a mais estreita fronteira. Ao longo da minha vida, encontrei sempre pensamentos e palavras, actos e omissões dos quais me afastei porque deles e delas era sabido que faziam mal, que destruíam, que não deixariam consolidar os meus pés de barro no altar. Sabendo do mal, não o evitar seria pecar, por minha culpa, minha tão grande culpa. Em proto-iconoclástico acto de contrição, presto hoje, aqui, uma homenagem de homem mau a tudo isso, aos demónios de poderes não comprovados, ostracizados por suposição de passarem a vida a cheirar a enxofre. Serão estes demónios de aviário, à espera de consumo fácil, com pele crocante e molho de gengibre. Não me terei cruzado com eles e seguido com a minha vida, como se nada fosse, bebendo um copo de água, em paz.

In considering the origin of species, it is quite conceivable that a naturalist, reflecting on the mutual affinities of organic beings, on their embryological relations, their geographical distribution, geological succession, and other such facts, might come to the conclusion that species had not been independently created, but had descended, like varieties, from other species. Nevertheless, such a conclusion, even if well founded, would be unsatisfactory, until it could be shown how the innumerable species, inhabiting this world have been modified, so as to acquire that perfection of structure and coadaptation which justly excites our admiration.

(Charles Darwin, On the Origin of Species)

Sem comentários: